Como fazer a Dieta Dukan? Aprenda as fases e o que comer

Por : | Comentários desativados em Como fazer a Dieta Dukan? Aprenda as fases e o que comer | On : março 24, 2016 | Categoria : Artigos

A luta contra a balança já não é novidade para você que tentou várias dietas e ainda não conseguiu perder peso. Em muitos casos, as dietas começaram a surtir efeitos, mas você acabou desistindo devido ao processo desgastante e demorado, não é?

Fique tranqüilo! Agora, nós vamos te apresentar a Dieta Dukan, que promete emagrecer pelo menos 5quilos apenas na primeira semana. É claro que ela também vai te exigir foco e disciplina, mas o resultado será bem mais rápido. Quer ver?

dieta-dukan

Como fazer a dieta dukan passo-a-passo?

Criada pelo médico francês Pierre Dukan, a dieta foi elaborada para aquelas pessoas que desejam perder peso mais rapidamente – ou por conta de um evento importante ou por não terem paciência com o lento processo de emagrecimento.

Por esta razão, a Dieta Dukan não tem o intuito de mudar os hábitos alimentares do indivíduo, sendo possível que a pessoa, se não tiver cuidado, recupere o peso pouco tempo depois de terminar o processo.

Ela é dividida em quatro fases – ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização – e não tem um período certo de duração. Isso vai depender de quantos quilos a pessoa quer emagrecer. Veja como é fácil fazer:

Quais alimentos pode e quais não pode comer?

1ª fase: Ataque

Para saber quantos dias deve durar esta fase da dieta, o médico Dukan sugere que você defina quantos quilos pretende perder:

– Para perder 5 Kg, esta fase deve durar 1 dia;
– Para perder de 6 Kg a 10 Kg, esta fase deve durar 3 dias;
– Para perder de 11 Kg a 20 Kg, esta fase deve durar 7 dias.

A duração das outras fases vai depender da quantidade de peso que a pessoa conseguir perder nesta primeira fase. Geralmente, perde-se de 3 a 5 quilos.

O que comer: A alimentação deve ser exclusiva de alimentos ricos em proteínas. Abuse de carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.

O que não comer: todos os carboidratos (arroz, pão, macarrão ou frutas) e doces.

Confira no link a seguir as receitas da fase de ataque: http://receitasdukan.blog.br/fase-da-receita/fase-ataque/

2ª fase: Cruzeiro

Nesta fase da dieta introduz-se legumes e verduras à alimentação, mas sempre cozidos ou crus. Você deve intercalar um dia comendo só proteínas e outro comendo proteínas + verduras e legumes. A duração desta fase é de 7 dias e perde-se de 1 a 2 quilos.

O que comer: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha. De temperos, você pode utilizar azeite, limão, ervas – como salsa e alecrim – ou vinagre balsâmico.

O que não comer: todos os carboidratos (arroz, pão, macarrão ou frutas) e doces.

Veja no link a seguir as receitas da fase cruzeiro: http://receitasdukan.blog.br/fase-da-receita/fase-cruzeiro-pl/

3ª fase: Consolidação

A fase de consolidação deve durar 10 dias para cada 1 kg que o indivíduo queira perder. Se a pessoa pretende perder ainda mais 10 kg, por exemplo, esta fase deverá durar 100 dias.

Neste período, além das proteínas, verduras e legumes, você poderá adicionar à sua alimentação:

  • 2 porções de frutas por dia;
  • 2 fatias de pão de forma integral;
  • 1 porção de 40g de qualquer tipo de queijo;
  • 1 porção de carboidrato 2 vezes na semana;
  • 2 refeições completas livres (apenas com os alimentos que já foram consumidos na dieta).

O que comer: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.

O que não comer: arroz, macarrão e feijão por mais de 2 vezes na semana e qualquer outro tipo de carboidrato. Entre as frutas, banana, uva e cereja estão proibidas.

Veja as receitas da fase de consolidação no link a seguir: http://receitasdukan.blog.br/fase-da-receita/fase-consolidacao/

4ª fase: Estabilização

Nesta última fase da Dieta Dukan, deve-se fazer 1 vez por semana a dieta da proteína da 1ª fase, ingerir 3 colheres de farelo de aveia e 2 litros de água por dia, cada um. Além disso, a recomendação é que a pessoa que está terminando a dieta faça 20 minutos de exercícios físicos todos os dias, optando por escadas em vez de elevadores.

O que comer: todos os tipos de alimentos são permitidos, mas é recomendado dar preferência aos produtos integrais. É obrigatório também comer 3 porções de frutas por dia.

O que não comer: nesta fase da dieta, nenhum alimento é proibido. Pode-se ter uma alimentação normal, mas sem exageros, ok?

Veja receitas para a fase de estabilização no link a seguir: http://receitasdukan.blog.br/fase-da-receita/fase-estabilizacao/

Vantagens da Dieta Dukan

  • Presentes em boa parte da dieta, as proteínas são alimentos de digestão lenta e podem prolongar a sensação de saciedade, o que não acontece nas dietas comuns;
  • Redução de peso em curto espaço de tempo;
  • Ao contrário de outras dietas, não há limitação na quantidade de alimentos que podem ser consumidos. Apenas os tipos é que são pré-estabelecidos.

Desvantagens da Dieta Dukan

  • Por permitir pouquíssima ingestão de carboidratos, que são as principais fontes de energia do corpo, pode provocar fraqueza, desmaios e tonturas. Além disso, na falta deles, o corpo passa a converter gordura em energia, o que pode ser prejudicial às células;
  • O consumo em excesso de carnes e produtos lácteos aumenta a quantidade de gordura saturada e colesterol ingeridos. Assim, a dieta pode contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos.
  • A Dieta Dukan também pode ocasionar desconforto gástrico por causa do alto consumo de proteínas. Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão deste tipo de alimentos e das gorduras.

Comments

comments

Share This Post!